quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Bonus track (while my guitar gently weeps)

Esqueçam o rock, as rockalhadas, os reefs de guitarra bem afiambrada, os cabelos compridos e as calças justas, as gajas, boas, delineadas, com carnes q.b., mini-saias e mamas siliconadas, na medida do tempo. A cena passa-se em Praga num Dezembro acabadeiro, com a soturnidade de todos os meses passado, um frio cortante, regenerador, a depuração necessária para o ano que se avizinhava dali a uma mera meia-dúzia de dias. Praça Venceslau, o local de reunião dos checos em época de aflição, reivindicação ou celebração, não necessariamente o local mais belo de Praga mas certamente um dos mais emblemáticos, deixado para trás Franz Kafka, algures no castelo. E assim se encetava o caminho. Aqui e ali uma banca de vinho quente aromatizado com especiarias, o antídoto imprescindível para o frio cortante, a bebida mais reconfortante das invernias austeras. E nisto um afinar de ouvido, enquanto a subida, agora já perto do Museu Nacional, se intensificava. Seria? Era mesmo? Mas será que estes gajos estão a ouvir aquilo que eu penso que estão a ouvir? Mais uma apuradela de ouvido. Era mesmo. E agora a inevitável foto. Vá. Ponham-se lá os dois. Um checo ocupava uma parte da montra. Uma fotografia primeiro. Uns minutos depois, foi-se o checo. Ah bom, agora sim. E pronto. Foto tirada, enquanto, cá fora, soavam os acordes e a voz potente de Ana Moura. Esqueçam o rock, dizia eu. Em cada metaleiro ecoam os acordes tristonhos da guitarra portuguesa.

foto: minha

O metaleiro está na Curva da Estrada. Aqui têm a Leonor.

13 comentários:

Hélder Franco disse...

O Fado da Procura é um achado em terras distantes e que se saiba a fadista ainda não enveredou pelo caminho do Silicon Valley :|

Leonor disse...

Que se saiba... ;-)

Sinapse disse...

Adorei!
Adorei o post, sim, claro. Mas esses, escritos por ti, adoro sempre!
Adorei as trocas & baldrocas que vocês fizeram de um blog para o outro!

Mad disse...

Faço minhas as palavras da sinapse e - como diriam Dupont e Dupond - adorei tudo.

Carlota disse...

Isto é um belo truque para baralhar o pessoal! Ou é por sexta-feira ou foi o suficiente para me fazer andar p'ra cá e p'ra lá até perceber tudo...
Agora vou escarrapachar com este comentário no outro blog também!

Cenoura disse...

Ora, estra troca soou-me bem!
lol
:P

fantasma disse...

Eu a ler isto e a pensar: eh pá, ele está a escrever exactamente como a Leonor! Malandrecos, hem?! :oP
Se bem que estranhei vir do "metaleiro" as mamas siliconadas, admito ;)

André Carvalho disse...

http://www.youtube.com/watch?v=fz7C0shoxIU

André Carvalho disse...

Escusado será dizer que fiquei bastante deprimido depois de ver o link que te deixei no comentário anterior. Claro que me lembrei logo de te vir deprimir também.

Abraço

Hélder Franco disse...

Amigo André, percebo perfeitamente que não queiras sofrer sozinho mas ficas já avisado que fico a dever-te um fim-de-semana estragado. ;)

Carlota disse...

Que choque, o link que o André deixou!... Djizas!

André Carvalho disse...

Fico satisfeito que o meu link tenha causado o efeito pretendido. Estava a ficar preocupado. :)

Hélder Franco disse...

Resposta ao André Carvalho no número 27 deste apartado blogosférico :)