segunda-feira, 7 de abril de 2008

Faixa 83 (ZX - A Zundapp dos PC)

Jovem leitor, se nasceu a partir do final dos anos 80 do século passado, esqueça este texto. Trata-se do mais puro revivalismo e a grande conquista dos oitentas: a massificação dos computadores. O ZX Spectrum, para quem se lembrar, era um computador fabuloso. O velho 48k fez a delícia de milhares, uma consola que tinha de ser ligada a uma televisão e cujos programas corriam através de cassetes. Por programas leia-se jogos, montes de jogos. Entre 1982 e 1990 centenas de jogos foram publicados, rudimentares, mas alucinantes para a altura em questão. Os cerca de 20 anos que nos separam desse mundo de descoberta são duas décadas abissais no confronto tecnológico, basta comparar um Football Manager de 1982 com o Pro Evolution Soccer 2008 para a Playstation. Mas o ZX Spectrum deixou dezenas de clássicos: Chess, Pacman, Manic Miner, Pyjamarama, Invaders, Comando, Bruce Lee, Jet Set Willy, Back to Skool e Full Throtlle, entre outros.
Foi num ZX Spectrum que muitos, Bill Gates incluído, começaram as experiências de programação, e, como eu, alcançaram grandes vitórias como, por exemplo, conseguir colocar um ponto no meio de um ecrã - eu bem sei que esta é uma habilidade inútil. Basicamente depois do ZX nada ficou igual e olhando para trás para estes momentos, a distância tecnológica parece poder ser medida em séculos mas é apenas de duas décadas que falamos.
Para os que quiserem reviver, experimentar, ou simplesmente rir deixo-vos este link. Aqui podem encontrar um simulador de ZX Spectrum com linguagem Java com acesso aos melhores jogos da plataforma. Divirtam-se!

1 comentário:

Unknown disse...

E o "upgrade" que só estava ao alcance de alguns? O 128 k (com deck incorporado). Já para não falar do computador dos putos ricos da altura, o Commodor Amigga (nem sei se está bem escrita a coisa).
Mas sem duvida que é um belo "recuerdo"...
Só que te esqueceste de um icon das lutas intergalácticas, quando deste exemplos de jogos no ZX: O r-TYPE.
Sim, confesso... torrava as pestanas a jogar aquilo, com a mania que era o Starbuck da "Batle Star Galactica".
Porra... estou velho.