Em 1987 a Ericeira era um mundo à parte, a Ericeira era o mundo. Caídos de todos os cantos do planeta ali “desembarcavam” surfistas vindos de tudo quanto era continente, ainda hoje, a par do futebol o surf é a modalidade que mais mexe aquela vila. Foi nessa altura que, um dia estava dentro de água e olhei para o lado e lá estava ele, um miúdo de sete anos enfrentava as ondas da Moita como qualquer “adulto” de 16. O “Saca” foi imediatamente adoptado por uma região inteira de surfistas, era absolutamente incrível ver aquele miúdo fazer tudo o que fazíamos só que melhor.
Os anos passaram, depois de um acidente nos Coxos, deixei o surf na gaveta mas devido ao meu trabalho fui acompanhando o “Saca”. Campeão Nacional, Campeão Europeu, Melhor Surfista Português de Todos os Tempos, primeiro português a vencer uma etapa do mundial de surf de pontuação máxima… enfim, se o “Saca” algum dia tiver de apresentar o seu currículo a alguém é bom que esse alguém tenha tempo disponível.
“Ah e tal, e essa história tem alguma coisa a ver com esta coisa a que chamas blogue?” Talvez não talvez sim. O “Saca” cujo nome é Tiago Pires alcançou há duas semanas um sonho de uma vida, conseguiu entrar numa coisa chamada WCT, um Campeonato Mundial de Surf onde só entram os 44 melhores surfistas à escala planetária. Histórico, digo eu. Silêncio, disse a imprensa nacional.
Uma pena portanto. Mas no início de 2008 querem apostar que eles se vão lembrar?
Coincidência ou não, quando me lembrei disto veio-me imediatamente à cabeça uma capa de um velho disco, quando o fui buscar a coincidência completou-se: 1987.
Cover: Surfing with the alien - Joe Satriani
Sem comentários:
Enviar um comentário