terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Faixa 6 (Coincidências)

Querem saber qual a principal vantagem de se crescer na “minha”província? A proximidade ao mar, estar perto de uma Ericeira fabulosa onde as férias de Verão nunca pareciam suficientes para aproveitar, respirar aquele ar carregado de maresia, um cheiro tão particular que só consegui encontrar num outro local em Portugal, no Cabo Sardão.
Em 1987 a Ericeira era um mundo à parte, a Ericeira era o mundo. Caídos de todos os cantos do planeta ali “desembarcavam” surfistas vindos de tudo quanto era continente, ainda hoje, a par do futebol o surf é a modalidade que mais mexe aquela vila. Foi nessa altura que, um dia estava dentro de água e olhei para o lado e lá estava ele, um miúdo de sete anos enfrentava as ondas da Moita como qualquer “adulto” de 16. O “Saca” foi imediatamente adoptado por uma região inteira de surfistas, era absolutamente incrível ver aquele miúdo fazer tudo o que fazíamos só que melhor.
Os anos passaram, depois de um acidente nos Coxos, deixei o surf na gaveta mas devido ao meu trabalho fui acompanhando o “Saca”. Campeão Nacional, Campeão Europeu, Melhor Surfista Português de Todos os Tempos, primeiro português a vencer uma etapa do mundial de surf de pontuação máxima… enfim, se o “Saca” algum dia tiver de apresentar o seu currículo a alguém é bom que esse alguém tenha tempo disponível.
“Ah e tal, e essa história tem alguma coisa a ver com esta coisa a que chamas blogue?” Talvez não talvez sim. O “Saca” cujo nome é Tiago Pires alcançou há duas semanas um sonho de uma vida, conseguiu entrar numa coisa chamada WCT, um Campeonato Mundial de Surf onde só entram os 44 melhores surfistas à escala planetária. Histórico, digo eu. Silêncio, disse a imprensa nacional.
Uma pena portanto. Mas no início de 2008 querem apostar que eles se vão lembrar?
Coincidência ou não, quando me lembrei disto veio-me imediatamente à cabeça uma capa de um velho disco, quando o fui buscar a coincidência completou-se: 1987.


Cover: Surfing with the alien - Joe Satriani

Sem comentários: