quarta-feira, 5 de março de 2008

Faixa 68 (o Dramático)

E ao 11º disco veio a recordação do que o tempo se encarregou de ir apagando. O velho, e desaparecido, pavilhão do Dramático de Cascais foi durante anos uma luz para os rockeiros e metaleiros.
O Dramático estava para os amantes do estilo como Fátima está para os católicos, era um sítio de peregrinação obrigatória. O Portugal dos anos 80 e início de 90 não era um país com um menu particularmente diversificado no que tocava a concertos, e portanto os poucos que eram marcados, se de metal se tratasse iam sempre parar ao local.
Lembro-me perfeitamente de dois concertos que me marcaram, Iron Maiden (pela colecta que fizeram à porta de pulseiras de bicos, soqueiras e afins) e Manowar (são até hoje a banda mais barulhenta que já ouvi e na altura lutavam com os Twisted Sister pelo direito de constar no Guiness Book of Records como a Banda Mais Barulhenta do Mundo em Palco).
Pelo Dramático passou, nos anos 80, boa parte das visitas que os artistas faziam cá ao burgo: Lou Reed, Ramones, Clash, Tubes, Cheap Trick, Judas Priest, e os Nirvana que terão dado em 1994 um dos seus últimos concertos ali, já que Kurt Cobain se suicidou pouco depois.
Isto de um gajo não estar a ficar mais novo tem destas coisas. Hoje o acesso aos concertos, aos discos, à informação é tremendamente fácil, tão fácil que este flashback de cerca de 20 anos me parecia há cerca de meia hora a memória de um mundo que já não conheço.
Aqui vos deixo a único referência em vídeo que descobri de um concerto onde eu estava a algures no meio da multidão, a imagem e o som não são os melhores mas é incrível que alguém se tenha lembrado de filmar isto em 1986, há 22 anos atrás.

1 comentário:

Joao Gil disse...

Pois eu também estive la
bons tempos
lembro me de ir de comboio de Carcavelos para cascais o comboio ia cheio hehehehe

fui com os meus amigos da agitação clandestina o Zhe e o tojoao